sábado, 26 de fevereiro de 2011

Bom testemunho na escola!

Hummmm... Férias... Nada de escola, muitos ensaios... Ai que bom! Mas espere aí... As aulas já começaram!!!
Para muitos adolescentes estes são dias de rever os amigos, reencontrar os professores, etc. Para outros é tudo novo ou estranho por estar numa nova escola.
No primeiro mês de aula as coisas ainda estão “light”. Um pouco de matéria nova, mas por enquanto nada de provas ou trabalhos. A partir do segundo mês, quando as coisas ficam monótonas, volta a velha pergunta: “Porque eu tenho que ir a aula?”
Dentre tantas respostas, que seus pais ou outras pessoas possam ter dado, vamos nos ater a apenas uma delas: “Você vai à aula para HONRAR AO SENHOR.” E talvez você pergunte: “Honrar ao Senhor na escola? Como?”

O que significa honrar ao Senhor na escola?
Para alguns adolescentes seria simplesmente tirar boas notas, se esquecendo de que é imprescindível um caráter cristão. Outros acham que seria suficiente não colar, mas estes passam cola.
Então como honrar a Deus inteiramente?
Tudo isto que conversamos fala de nossas atitudes. Quando estas atitudes e todo nosso comportamento são irrepreensíveis, nos assemelhamos a Jesus e damos um bom testemunho Dele.
Uma das formas de honrar a Deus é dar bom testemunho!
Você pode escolher ser uma testemunha de Cristo. Testemunhar é declarar ter visto, ouvido ou conhecido algo ou alguém. É também manifestar, demonstrar. Você pode através de palavras e de atitudes declarar conhecer a Cristo, manifestar Sua graça e demonstrar Seu amor.
Testemunhar a Cristo na escola implica em várias atitudes. Vamos conhecê-las?

Não tome a forma do mundo através de influência de amigos sobre você. Ao invés disso, influencie as pessoas levando-as a conhecer Jesus. (Rm 12:2 / Sl 1:1)
Não cole e nem passe cola. A cola é uma mentira, uma farsa para que seu professor ache que você aprendeu tudo. Quando você passa cola, você está sendo cúmplice no erro do seu colega. (Jo 8:44)
Obedeça aos professores e outras autoridades da escola.
Tenha o fruto do Espírito. O fruto do Espírito tem várias características que, se você possuir, falarão mais alto que sua própria voz. (Gl 5:22-23)
Cumpra os horários e realize todas as atividades propostas pela escola. Exemplo: Feira de Ciências, Festa da Família, Campeonatos Esportivos, etc.
Seja prestativo. Ajude aos seus colegas e professores quando estes necessitarem.
Procure tirar boas notas para que desta maneira o nome do Senhor seja glorificado. (Cl 3:23)
Tenha bom senso. O que todos fazem, não quer dizer que deve ser feito por você. E também não quer dizer que é o melhor. ( I Co 6:12)
Tenha sempre uma palavra abençoadora e edificadora na ponta da língua. Você terá muitas oportunidades de dizê-las no meio de suas conversas ou até com um colega que está triste.(Ef 4:29)

E aí, o que você achou destas atitudes? Faltou alguma coisa?
Gosto de citar uma frase da qual não me lembro bem o autor: “As palavras convencem, mas o testemunho arrasta multidões.” O que você diz é importante mas fala mais alto quem você é, e não o que você diz. Se você fala de Deus, todos esperam que você tenha um comportamento de filho Dele. Um comportamento cristão.
Se você não tem nenhum amigo cristão na escola, talvez você se sinta sozinho no início deste desafio. Mas não desista, queira fazer a diferença, pois o Senhor quer te usar.

Nenhum comentário: