terça-feira, 14 de setembro de 2010

Amizade


Eclesiastes 3:9,10
“Melhor e serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.”
“Porque se caírem, um levanta o companheiro;ai, porém, do que estiver só;pois, caindo, não haver quem o levante”

Introdução:
A palavra de Deus nos orienta a não estarmos só, mas é necessário buscar sabedoria nas amizades, para que elas não nos levem para longe de Deus.Ter amigos é muito bom, mas quem realmente e meu amigo?Posso ter amigos que não são cristãos?Quando apaixonar por um amigo o que fazer? Qual tipo de amizade agrada a Deus?
São tantas perguntas mas você como adolescente que anda nos caminhos do Senhor tem que ter uma coisa em mente: tenho que agradar e honrar a Deus em todas as coisas!

Desenvolvimento:
Na nossa vida conhecemos várias pessoas e são elas que nos ajudam a construir nossa história. Trocamos valores experiências, sentimentos, princípios, idéias, somos influenciados e influenciamos. Há pessoas que marcam e outras que somente passam em nossas vidas e, por uma coisa ou outra, não convém termos relacionamento profundo. Às vezes não sabemos diferenciar o grau de amizade e confiança que podemos ter com uma pessoa ou outra. E por isso acabamos comprometendo nossa educação e nosso princípio cristão.

Amigos: Amigos são aqueles em que confiamos nossos segredos, tristezas, gostamos de estar perto, rimos e saímos juntos, confrontamos, enfim fazem parte da nossa vida. Por isso temos que saber muito bem quem chamamos de amigo, eles constroem parte da nossa história.
E é justamente nesta hora que nos esquecemos que amizade se cultiva como se fosse uma árvore. E assim como a árvore a amizade é cultivada durante um bom tempo por duas pessoas que sentiram afinidade e não algo instantâneo feito em minutos. A amizade tem que ter como alicerce a confiança, respeito mútuo, sinceridade e confronto.
Colega: Quando falamos esta palavra logo vem à mente aquela pessoa que você conheceu na escola, não é? E é geralmente na escola que temos a maior parte dos nossos colegas. Colegas são aquelas pessoas que passam uma parte do tempo com você, apesar de não conhecer você tão bem como um amigo, ele tem uma importância na sua vida, por isso muitas vezes os confundimos com amigos. Colegas podem se tornar amigos, mas digamos que este é o primeiro estágio da amizade, onde você está conhecendo melhor o outro, criando uma confiança, plantando a sua árvore, por isso esta fase tem que ter tempo, compreensão e cuidado.O colega que ainda não conhece a palavra de Deus tem conceitos e princípios diferentes dos seus, então ai surge uma grande oportunidade de você influenciá- lo ensinado a respeito de Jesus.﴾Lucas6:43-45﴿
Melhor amigo: (Pv. 18:24) Na bíblia diz que há amigos mais chegados do que irmão. Há aquele amigo que é intimo, sabe da sua vida e dos seus sentimentos, tem estado há um bom tempo com você, compartilhando da sua vida. Melhor amigo talvez só tenhamos um, e é melhor, melhor amigo é aquela pessoas que te conhece, te confronta naquilo que você esta errando, te apóia naquilo que é certo e não fica tentando dar um jeitinho em situações para te ajudar.(Pv 28:23 e Pv. 17:17) O melhor amigo não surge de repente, ele vem de uma longa data de conhecimento e convivência, é aquela pessoas que você sabe que Deus colocou na sua vida para estar com você. Nas amizades com o sexo oposto, podem surgir confusões de sentimentos, gerar no outro aquilo que não queríamos; principalmente porque esta é a fase que os hormônios estão a flor da pele e tanto o corpo da mulher como o do homem estão em constantes mudanças. Isso não quer dizer que não há amizade com o sexo oposto.No entanto ambos têm apenas uma amizade e estão confundindo os sentimentos.
Maior amigo: Devemos sim ter amigos, e já aprendemos isso. Mas há um amigo do qual não devemos abri mão: Jesus! A intimidade com Deus é a coisa mais importante que temos. Jesus é o amigo que nunca nos deixará sozinhos e nunca nos trairá, ainda que pisemos na bola com Ele. Ele é o amigo que deu a vida por você.
 
Conclusão:
Procure viver sendo direcionado por Deus até nas suas amizades, pois Deus se agrada disso. Procure seu líder para conversar sobre o assunto ele é a pessoa que Deus tem colocado pra estar te ajudando e te apoiando, ele é seu amigo.
“Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.Já vos na chameis de servos, porque o servo não sabe o que faz ao seu Senhor. Mas tenho-vos chamado de amigos, pois tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.” Jo 15:14-15

Nenhum comentário: