sexta-feira, 9 de julho de 2010

A razão da Provação - Deuteronômio 8

Observando Deuteronômio 8, vejo a razão que Deus prova o ser humano e aprendo que é para nosso próprio bem.

No versículo 2 desse capítulo Deus diz ao povo de Israel que se lembrem de tudo o que Ele fez a eles no tempo em que estavam no deserto e diz a razão que Ele deixou o povo no deserto durante aqueles quarenta anos. Deus diz: "Para te humilhar, te provar, para saber o que estava no coração, se guardarias os seus mandamentos ou não".

Então, podemos perceber que o 1° motivo para Deus nos provar é o de saber se realmente o amamos, se realmente queremos segui-lo por amor ou se fazemos apenas pelos benefícios que podemos receber, pois quando estamos bem é fácil servir a Deus, mas Deus quer de nós fidelidade em todos os momentos, na boa terra ou no deserto.

O versículo 3 diz que Deus humilhou o povo e o sustentou com o maná que ninguém conhecia para ensinar que nem só de pão viverá o homem, mas de tudo o que sai da boca de Deus. Então, vemos o 2° motivo da provação que é para aprendermos que devemos ser dependentes da Palavra de Deus e de tudo o que provém Dele. Não devemos colocar nossa confiança e felicidade em nossas mãos, nossas forças e em coisas terrenas, mas na Palavra de Deus, que traz vida e esperança para nós.

Se pularmos para o versículo 10 e lermos adiante veremos que há mais um motivo para sermos provados. Deus quer que reconheçamos que somos dependentes Dele e não de nossa força. Deus não quer que fiquemos orgulhosos diante das coisas boas que recebemos e nos esqueçamos que que só Ele pode tirar o vazio em nós, nos dar vida em abundância e a verdadeira paz.

Por fim, o versículo 16 diz que Deus prova para fazer o bem, ou seja, tudo o que Deus ensina durante as provações é para nosso próprio benefício, pois quando passamos pela provação e aprendemos, passamos a ter uma vida de total depenência Dele e reconhecemos que não somos nada sem Deus e somente aprendendo isto que teremos uma vida feliz, alegre e abundante na Sua presença!


3 comentários:

paulo m. disse...

muito bom o texto ....
a uma diferença entre provar e tentar... pessoas sempre confide as duas..;D
este texto mostra bem a diferença disso

Fabio Alves Monteiro disse...

Vc aprende e pratica na velocidade de um relâmpago e tem a força de uma leoa. Que Deus continue falando ao seu coração!

Jessy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.