terça-feira, 13 de abril de 2010

Cheios do Espírito Santo

Introdução
O estudo desta semana é muito interessante, pois fala de um assunto que nos chama muita atenção e que faz parte da realidade de nossa igreja. Então, estaremos estudando sobre o enchimento do Espírito Santo, o que é ser cheio do Espírito e os resultados desse enchimento. Podemos perceber a importância desse assunto, principalmente, no meio dos adolescentes, pois o que acontece freqüentemente nesse meio é que muitos não têm entendimento do que é ser cheio do Espírito Santo e acabam vivendo de uma forma que a Bíblia não nos ensina. A Bíblia nos mostra que as pessoas que tiveram experiências com o Espírito Santo obtiveram vários dons (línguas, cura, profecia, etc.), mas também tiveram suas vidas transformadas.

 O que é “ser cheio do Espírito Santo”?
O termo ainda mais comumente usado no Novo testamento é “ser cheio do Espírito Santo”. Paulo diz aos efésios: “Não se embriaguem com o vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito” (Ef 5:18, NVI). Ele usa o verbo no imperativo negativo que poderia ser traduzido de modo mais explícito por “sejam continuamente cheios pelo Espírito Santo”, dando a entender, assim, que isso é algo que deve acontecer continuamente entre os cristãos. É apropriado entender o enchimento do Espírito Santo não como uma experiência única, mas como um evento que pode ocorrer várias e várias vezes na vida de um cristão.
Alguém poderia dizer que uma pessoa que já está “cheia do Espírito” não pode tornar-se mais cheia. Uma analogia com o balão pode nos explicar bem essa objeção. Um balão pode estar cheio de ar mesmo que tenha pouco ar dentro de si. Quanto mais ar é soprado para dentro dele, mais o balão se expande e em certo sentido fica “mais cheio”. É assim conosco; podemos estar cheios do Espírito Santo e ao mesmo tempo também sermos capazes de receber muito mais do Espírito Santo.

Resultados do enchimento do Espírito Santo:
A ação do Espírito Santo na vida do ser humano produz resultados significativos, e esses são percebidos pelas pessoas que estão ao nosso redor. O resultado vai muito além dos dons do Espírito. Produz também o fruto do Espírito, e esse é muitas vezes desvalorizado por nós.

1- Adoração renovada e ações de graça (Ef 5:19-20).
Alguém que é cheio do Espírito procura sempre adorar e agradecer a Deus por tudo, independentemente da situação que ele está vivendo. O exemplo de Jó nos mostra claramente essa realidade. Ele tinha passado por vários problemas (perdido os filhos, a riqueza, casa, etc), mesmo assim, até o capítulo três, Jó não murmurou contra Deus. Outro caso semelhante é de Paulo e Silas (At 16:19-26), pois mesmo estando presos e sofrendo torturas, ainda davam graças ao Senhor. Quando estamos cheios de Deus, nosso amor não está nas coisas, mas no Senhor. Quando o adolescente está cheio do Espírito, ele não murmura quando não tem um tênis, uma roupa de marca, quando anda de “busão” lotado, quando o pai não tem dinheiro para pagar acampamentos, viagens, passeios ou quando não tem dinheiro para comprar um lanche. O adolescente cheio do Espírito Santo adora a Deus pelo que Ele é e não pelo que Ele faz.

2- Relacionamento renovado com outros
Muitos adolescentes acham que ser cheio do Espírito Santo é viver separado das pessoas; não ter relacionamento, brincar, se divertir ou conversar. Acham que fazendo isso são “espirituais”. Jesus era alguém que vivia em constante relacionamento com Deus, mas nem por isso se separou das pessoas. Ele procurou ser amigo, alguém em quem as pessoas podiam ver a glória de Deus, mesmo estando no meio deles. Toda pessoa que é cheia do Espírito Santo tem a necessidade de ter comunhão com outros. Outra coisa que deve acontecer nesse tipo de pessoa (que está cheia do Espírito) é que ela deve procurar valorizar as pessoas não pelo que elas têm (dinheiro, ministério, fama, carro, etc), mas pelo que são. Digo isso, porque no meio dos adolescentes acontecem muitos casos em que os adolescentes “se esquecem que são cristãos” e não ajudam uns aos outros quando estão passando por momentos difíceis em suas vidas.

3-Relacionamento renovado com aqueles que têm autoridade sobre nós (Ef 5:21-6:9)
A obediência às autoridades (pais, liderança, professores), para muitos adolescentes é, na maioria das vezes, uma das maiores dificuldades que eles enfrentam na vida cristã. Isso acontece porque essas pessoas são aquelas que lhes põem limites e não os deixam fazer a sua vontade, mas sim o que é certo. Por causa disso, acontecem muitas brigas, discussões, raiva e ódio. Quando estamos cheios do Espírito Santo, percebemos que Ele coloca autoridades sobre as nossas vidas e que elas são usadas por Deus para nos pôr limites. Já que vocês são adolescentes cheios de Deus, respondam e discutam na célula: qual a sua maior dificuldade em obedecer a uma autoridade e o que você deve fazer para vencer essa dificuldade?

4-Aumento na santificação.
Sendo cada vez mais cheios do Espírito Santo, Ele conseqüentemente nos santificará. Freqüentemente, vejo muitos adolescentes terem experiências maravilhosas com Deus em cultos, Encontros, acampamentos. Isso é uma grande bênção, porém, as nossas experiências devem trazer transformações em nossa vida. Sabemos que a santificação é um processo na vida do cristão e essas mudanças vão acontecer até morrermos ou até quando Jesus voltar. Querido adolescente, quero desafiar você, dizendo que toda vez que você tiver uma experiência com o Espírito Santo, ore a Deus e procure ver qual área em sua vida precisa de mudanças, então deixe Ele fazer a obra de transformação em sua vida. Através desta experiência, você terá um efeito transformador em sua vida.

5-Vitória sobre as tentações.
Quando Jesus foi cheio do Espírito em Lucas 4:1, o resultado foi o poder para vencer as tentações de Satanás no deserto. Após Ele ter sido batizado e depois de ter passado quarenta dias de jejum em constante comunhão com o Pai, o diabo o tentou. E Ele o fez naquilo que era o desejo de Jesus. Assim como foi com Jesus, cada adolescente passa por suas tentações, produzidas pelo desejo que cada um tem de algo, como dizem as Escrituras: “cada um é tentado pela sua própria cobiça”. Portanto, apesar de estarmos cheios do Espírito, seremos tentados da mesma maneira ou até pior. Basta olharmos para o nosso contexto de vida (escola, família, trabalho, amigos, rua, conversas, igreja e ministério) e perceberemos as tentações diariamente passarem numa dessas áreas de nossa vida, mesmo quando anteriormente tivemos experiências com Deus. Mas é inegável que essas experiências nos dão forças e percebemos que podemos vencer a tentação, pois o Espírito Santo nos capacita e nos mostra o que devemos fazer em cada tentação que passarmos no nosso dia-a-dia.

Conclusão:
Embora uma experiência de ser cheio do Espírito Santo possa resultar no dom de falar em línguas ou no uso de alguns outros dons não experimentados anteriormente, pode também vir sem o dom de falar em línguas. Com relação a esse e outros dons, devemos dizer simplesmente que o Espírito Santo os distribui “como lhe apraz, a cada um individualmente”.
Outro ponto que quero destacar é que um adolescente cheio do Espírito promove mudanças em sua vida e nas pessoas que estão ao seu redor. Ele é semelhante a Paulo e Silas quando foram a Tessalônica e estavam cheios do Espírito Santo. As pessoas perceberam a ousadia e amor que eles tinham por Deus e disseram: “estes que têm transtornado o mundo chegaram aqui também”.

Nenhum comentário: