quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O homem que andou com Deus

Texto base: Gn 5.21-24.

Introdução: o capítulo 5 de Gênesis menciona muitos personagens que nasceram, tiveram filhos e morreram. Enoque, porém, foi colocado em evidência por ter sido diferente dos demais. É verdade que ele nasceu, teve filhos e filhas. Afinal, Enoque não era um alienígena. Contudo, o texto não diz que ele morreu. Numa época de corrupção, Enoque andou com Deus. Tendo sido diferente, teve um rumo diferente.

1- Andar com Deus é mais que uma simples prática religiosa. É relacionamento com Deus. Ser cristão é andar com Deus, vivendo conforme os preceitos de Cristo, pois ele é o caminho (João 14.6).

2- Andar com Deus é fazer a sua vontade, seguir o seu rumo, a sua direção (Salmo 40.8). Quem anda com Deus não é livre para fazer qualquer coisa ou ir a qualquer lugar, mas é livre de muitas coisas más. O que pode parecer restrição da liberdade é, de fato, garantia da liberdade.  3- Se um homem anda com Deus, ninguém pode impedi-lo de avançar (Rm 8.31). O Senhor garante o nosso progresso rumo aos alvos que ele tem para nós.

4- Quem anda com Deus nunca está sozinho ou desamparado (Salmo 23.4; 37.25), pois tem o Senhor como companheiro, amigo e auxílio constante.

Conclusão: enoque andou com Deus, não apenas por algum tempo. Ele foi perseverante (Mt 24.13). Se continuarmos no caminho, chegaremos ao bom lugar de Deus para nós. A experiência de Enoque tornou-se símbolo do arrebatamento da igreja.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Dependência de Deus para cumprir um propósito

Neemias, copeiro do rei Artaxerxes, foi tocado por Deus para cumprir o propósito de reconstruir o muro de Jesusalém. Vejo uma característica tremenda deste homem no cumprimento da missão,pois ele sempre orava a Deus, em todos as ocasiões, perguntando o que deveria fazer, pedindo sabedoria e ajuda em tudo. Com isso, percebo que Neemias reconhecia que não era ele que realizava o projeto, com suas próprias forças e conhecimento, mas sim Deus. O Senhor que o guiava e o dirigia na direção daquilo que ele deveria fazer. Neemias sabia que era apenas um instrumento nas mãos de Deus e que por isso precisava estar sempre ligado a Deus em oração para saber o que o Senhor queria. Muitas vezes nós, quando vamos realizar algo, ficamos ansiosos, nervosos, preocupados demasiadamente porque achamos que nós, com nossas forças e conhecimento, que devemos fazer algo e assim fazemos um esforço muitas vezes desnecessário, nos cansamos a até mesmo nos extressamos e tudo porque não reconhecemos que não somos nós que realizamos e sim Deus através de nós. Neemias era dependente de Deus, pois sabia que era um instrumento e que o conhecimento e sabedora vinha de Deus e não dele, da sua mente, da sua capacidade para fazer algo, então, ele sempre orava para saber o que deveria fazer. Quando Deus nos coloca em algum projeto ou propósito na sua obra devemos estar debaixo de sua nuvem sempre, permanecendo na sua vontade e seguindo sua direção, e isso através da oração e da sua Palavra, buscando conhecimento, sabedoria e a direção de Deus. Após isso,o nosso dever é obedecer, fazer o que Deus quer que façamos para que o propósito seja cumprido. Assim, não iremos ficar nervosos e ansiosos porque iremos saber que se orarmos, Deus nos guiará e a glória e honra será  Dele e não de homens, pois tudo o que será realizado estará de acordo com sua vontade e o próprio Deus moverá as águas para que tudo dê certo, e será exaltado! Glória e honra ao Senhor!