sexta-feira, 30 de abril de 2010

O Amor

4 mitos sobre o amor

1.Amor é um sentimento!

Verdade: O amor é uma decisão, não um sentimento instável! (Efésios 5)

2.Amor é um relacionamento físico!

Verdade: Relacionamento físico é resultado de um amor exclusivo e único para uma só pessoa.

3.Amor acontece à primeira vista!

Verdade: Você só pode amar quem você conhece profundamente. À primeira vista você só vê o exterior.
 Deus vê e quer que você veja o interior.

4.Amor é romance sem fim!

Verdade: Amor tem seus momentos românticos. Romance é coisa que se aprende.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Leis cruéis, a igreja precisa saber!!

Doutrina da imposição das mãos


 1 Timotéo 4.14:
Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.

1 Timotéo 5.22:
A niguém imponhas precipidamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro.

Trouxe esses dois versos nesse tópico para iniciar uma doutrina fundamental da fé cristã, ou seja, da IGREJA que é o corpo de Cristo.

Seja livre dos acusadores!



Muitas vezes os cristãos são deparados com alguns " acusadores ou opositores" que querem colocar em xeque a nossa fé nas escrituras, ou a própria Escritura, esse tópico é de suma importância para nós cristãos.
O que fazer ou até mesmo o que responder nessas situações.

Ao cumprir-se o dia de Pentecostes


Atos 2:1-4 “A cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.”

O amor move o coração de Deus

O dicionário define a palavra "amor" como: querer bem, ter uma afeição por outra pessoa. Porém, vamos observar também a definição da palavra "amor" segundo a Palavra de Deus: Deus é amor (1Jo. 4.8); seu amor é a base da Aliança, o fundamento de sua fidelidade (Jr. 31.3) e a razão da eleição do seu povo (Dt. 7.7-8); Cristo é a maior expressão do amor de Deus pela humanidade (Jo. 3.16); o Espírito Santo derrama o amor no coração dos salvos (Rm. 5.5); o amor é a mais elevada qualidade cristã (1Co. 13.13), devendo nortear todas as relações da vida com o próximo e com Deus (Mt. 22.37-39); esse amor envolve consagração a Deus (Jo. 14.15) e total confiança nele (1Jo. 4.17); incluindo compaixão pelos inimigos (Mt. 5.43-48; 1Jo 4.20); sacrifício em favor dos necessitados (Ef. 5.2; 1Jo. 3.16). (Fonte: Dicionário da Bíblia de Estudo Almeida.)

Testemunho de Renúncia

Testemunho de Vida, um grande exemplo para nós, igreja!

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Igreja, um lugar em transformação



Efésios 4.7-13; 5.27

Há alguns dias eu estive folheando as “Institutas da Religião Cristã”, um livro escrito por João Calvino no século dezesseis. João Calvino alertava os cristãos sobre alguns ensinamentos errados que existiam dentro da igreja do seu tempo. Naquela época, havia algumas pessoas imaginando que a igreja era um lugar formado por homens e mulheres perfeitos; gente pensando que o pecado não existia dentro da igreja, que os cristãos jamais erravam, que a santidade era plena em todos os crentes, que todos os cristãos já estavam completos e coisas do tipo.

O culto é para Deus



“O culto a Deus é o ato mais importante na vida de nós, cristãos, pois fomos feitos para o louvor da sua glória”

Como é triste perceber que o real significado da palavra “culto” se perdeu nos dias de hoje. Muitos vão à Casa do Senhor para encontrar com os amigos, para conversarem durante todo o culto, atrapalhando consideravelmente o pregador. Pessoas que procedem dessa forma, certamente deixam de ser abençoadas. E depois reclamam que Deus não as ouve. Quando, na verdade, são elas que não querem dar ouvidos à voz de Deus. Elas só querem receber as bênçãos, mas não querem adorar ao Senhor das bênçãos.

Louvor e Libertação

“E aconselhou-se com o povo, e ordenou cantores para o Senhor, que louvassem a Majestade santa, saindo diante dos armados, e dizendo: ‘Louvai ao Senhor porque a sua benignidade dura para sempre’.” (2Cr 20.21).

Em que consiste o louvor?
Louvar ao Senhor é estar diante dele (Sl 22.23), e apresentar-lhe a nossa gratidão (Sl 112.1) por seus feitos maravilhosos (Sl 105.1) e inquestionáveis para conosco (Sl 68.4), para com a igreja (1Cr 29.20; Sl 111.1), com os homens (1Cr 16.8; Sl 117.1-2) e com toda a sua criação. É trazer diante dele, com júbilo e sinceridade de coração (Jr 33.11), todos os nossos dons, dele recebidos, usando, para este louvor, todas as formas adequadas, por exemplo: a música, a dança, os gestos corporais de reverência (prostrar-se com o rosto no pó) e o ofertar dádivas.

Música do coração




Deus não quer uma bela voz, um belo espetáculo, uma bela apresentação, ou um belo toque instrumental, ele quer ouvir o seu coração...
Quando digo que Deus não se importa com as vozes e a apresentação de um grupo evangélico ou de um ministério de louvor de uma igreja, não quer dizer que não é necessário existir a qualidade vocal e instrumental. É claro que é necessário existir a qualidade ou a musicalidade, porém ela não é o “espírito da coisa”.

Vivendo o que cantamos


Certo dia eu cantava uma música do Ministério de Louvor Diante do Trono e instantaneamente meu espírito foi incomodado para prestar bastante atenção ao que eu acabara de declarar: “irei contigo, onde quer que fores meu Senhor, o teu chamado cumprirei na alegria ou na dor [..].” * Devido aos modismos muitas vezes, nós cristãos, temos cantado as músicas simplesmente por cantar. Será que você já se sentiu assim? Entramos na onda e sutilmente ignoramos o que proferimos.

Arrependimento


Conceitos
- Arrependimento consiste em uma radical transformação do pensamento, atitude e direção.
- Arrependimento é mudança de atitude (metanóia), mudança de mente, renúncia ao pecado, compromisso sincero de abandoná-lo e prosseguir obedecendo a Cristo.

O Orgulho



Introdução:
O ser humano, em geral, tem a necessidade de ser visto e admirado pelas pessoas, principalmente quando esse tem uma posição de destaque diante do meio onde está inserido, por isso, quando erra ou tem uma atitude inadequada, tem dificuldade de assumir. Isso se chama orgulho. O adolescente não foge a essa situação, ele é alguém que tem sérias dificuldades para vencer o orgulho.

domingo, 25 de abril de 2010

A Paternidade de Deus



Introdução
A nossa sociedade é uma sociedade que, dia após dia, tem atacado os valores e instituições mais importantes que existem. Nesse sentido, temos visto a crise pela qual a família tem passado. São inúmeros os casos de divórcio, de adultério e até mesmo de homossexualismo.


sexta-feira, 23 de abril de 2010

O que eu sinto é amor ou paixão???



1a Diferença – O que mais a atrai na outra pessoa?

Gravidez na Adolescência: Triste Realidade!!


No mundo secular é cada vez maior o número de adolescentes grávidas. Segundo dados do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, desde 1980, o número de adolescentes entre 15 e 19 anos grávidas aumentou 15%. Só para se ter idéia do que isso significa, são cerca de 700 mil meninas se tornando mães a cada ano no Brasil. Desse total, 1,3% são partos realizados em garotas de 10 a 14 anos. Os dados são assustadores e comprovam que apesar dos tempos modernos, muitos jovens ainda engravidam precocemente. Mas, e nas igrejas? Como os jovens cristãos estão se comportando diante do namoro e do sexo?

Adolescente vivendo uma vida séria com Deus



“Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele”.
Lucas 2.40


A Adolescência é uma época de grandes contrastes: o primeiro e mais marcante é aquele que diz respeito sobre o modo como o adolescente vê a si mesmo. Num momento ele se entende adulto e noutro se compreende criança (mesmo que não diga). Dentre tantos contrastes, o adolescente cristão vive a questão mais delicada de toda a história do seu relacionamento com Deus: o desejo de servir a Deus, sem, contudo, fazer o que Deus gosta, o que é pior, às vezes, gostar daquilo que Deus não gosta! 


Teste seu Temperamento



Neste link abaixo você encontrará um teste de temperamento: Entre e teste o seu!

http://www.lagoinha.org.br/redeadolescentes/temp.htm

terça-feira, 13 de abril de 2010

Cheios do Espírito Santo

Introdução
O estudo desta semana é muito interessante, pois fala de um assunto que nos chama muita atenção e que faz parte da realidade de nossa igreja. Então, estaremos estudando sobre o enchimento do Espírito Santo, o que é ser cheio do Espírito e os resultados desse enchimento. Podemos perceber a importância desse assunto, principalmente, no meio dos adolescentes, pois o que acontece freqüentemente nesse meio é que muitos não têm entendimento do que é ser cheio do Espírito Santo e acabam vivendo de uma forma que a Bíblia não nos ensina. A Bíblia nos mostra que as pessoas que tiveram experiências com o Espírito Santo obtiveram vários dons (línguas, cura, profecia, etc.), mas também tiveram suas vidas transformadas.

Consciência limpa

O que é consciência limpa e como funciona?

Deus, ao nos criar, colocou dentro de nós uma lei moral ou consciência que nos informa a respeito do que é certo ou errado. Ao fazer isso, Ele estava mostrando seu profundo interesse no comportamento humano. Um comportamento que se guia pelo Espírito de Deus redundaria em justiça, na valorização das outras pessoas, em coragem, em fé pura e em verdade.
Com a queda do homem, este se afasta de Deus, e com isto o homem passou a definir a verdade a partir dele mesmo, excluindo Deus do processo. Apesar da queda, o homem continua procurando fazer o bem, por causa da noção de certo e errado que tem em sua consciência, mas não consegue, por causa do pecado (natureza caída - queda do homem). Rm 17:14-20.

É importante ter uma consciência limpa?

É importante ter uma consciência limpa?

Muitos de nós adolescentes vivemos escravizados pela idéia obsessiva de culpa gerada quando praticamos pecados. Por exemplo: a história de Lutero é a de um homem que se sentia culpado, ao nível de pedir perdão por causa de suas flatulências (gases). Existem adolescentes que vivem tão obcecados em buscarem a santidade por si mesmos, que vivem atrás de fórmulas ditas "espirituais", e isso acaba por levá-los ao esgotamento espiritual, em que, após cada falha, penalizam-se e sentem-se culpados.